A Fireye possui uma ampla variedade de detectores de chama integrais ultravioleta (UV), infravermelho (IR) e duais (UV e IR) para atender de forma precisa as mais diversas aplicações e configurações de queima de combustíveis, discriminando quando há presença e ausência da chama alvo no ambiente de queima.
Também denominados sensores de chama, monitores de chama, flame scanners ou simplesmente fotocélulas, os detectores de chama Fireye possuem amplo espectro de recursos e aplicações.
Os detectores integrais, ao contrário dos discretos, não requerem o uso de relé de chama, pois já possuem saída a relé incorporada. Sua aplicação é geralmente em ambientes que demandem discriminação de chama (como multiqueimadores ou ‘multi-burners’), que requeiram alta confiabilidade (SIL2, SIL3 e FM), ou que possuam alta complexidade, como combustão simultânea de diferentes combustíveis.
Os modelos Phoenix e Insight podem ainda ser utilizados em conjunto com os controladores Flame-Monitor, MicroM e BurnerLogix, para total sequenciamento seguro de start-up e desligamento do forno, caldeira ou secador.
Os detectores de chama das séries Insight e Phoenix são integrais, pois além de algoritmos residentes que permitem discriminar a chama das demais adjacentes e/ou de refratários, possuem relé de chama e de auto-diagnóstico, além de saída 4-20mA para o sinal de chama, o que torna todo o sistema mais enxuto e compacto, reduzindo sobressalentes e eliminando o uso de módulos eletrônicos à parte.
A Fireye conta ainda com ignitores SureFire para complementar o sistema de controle e segurança de chama.
Os detectores de chama Fireye InSight II modelo 95DSS3 são microprocessados e duais – utilizam sensores de estado sólido para a faixa de infravermelho (IR) e ultravioleta (UV).
Praticamente 2-em-1, são utilizados nas aplicações mais complexas, com múltiplos combustíveis ou de difícil sensoriamento e discriminação de chama. Pode ser utilizado em sistemas até SIL3.
Possuem o máximo em recursos, tais como duas saídas a relé para sinal de chama, relé de falha (fault relay), duas saídas 4-20 mA configuráveis para intensidade ou qualidade de sinal de chama, comunicação remota Modbus RS-485, quatro arquivos de memória não voláteis para diferentes perfis de queima, Autotune (configuração automática), entre outros recursos.
Sua instalação é muito fácil e rápida, diretamente em campo, pois não requer notebook, acessórios ou softwares adicionais – tudo é feito através de seu display.
Especificações:
Os detectores de chama Fireye Phoenix 85UVF e 85IRF possuem auto-verificação (self-checking) e detectam emissões ultravioleta (UV) ou infravermelho (IR) provenientes da queima de combustíveis fósseis como gás natural, gás de coque, propano, metano, butano, querosene, diesel e destilados leves de petróleo. A configuração do melhor ponto de atuação (set-point) do detector é definido automaticamente pelo equipamento.
O modelo 105F1-1 é um detector de chama integrado que também faz a leitura da temperatura da combustão. O detector Paragon possui múltiplas funções, incluindo aprendizagem da assinatura da chama alvo e análise de parâmetros empíricos da chama versus curvas pré-definidas.
Os detectores de chama Fireye InSight modelos 95IR, 95UV e 95DS são microprocessados e utilizam sensores de estado sólido infravermelho (IR), ultravioleta (UV) ou duais (IR e UV). São utilizados desde aplicações simples até complexas, pois possuem diversos recursos como saída a relé para sinal de chama, relé de falha (fault relay), saída 4-20 mA para sinal de chama, comunicação remota Modbus RS-485, arquivos de memória não voláteis para diferentes perfis de queima, Autotune (configuração automática), entre outros recursos.
De instalação fácil e rápida em campo, não requer notebook, acessórios ou softwares adicionais – tudo é feito através de seu display.
O detector Fireye 65UV5 possui auto-verificação (self-checking) e detecta emissões ultravioleta (UV) provenientes da queima de combustíveis fósseis como gás natural, gás de coque, propano, metano, butano, querosene, diesel e destilados leves de petróleo. Ideal para chamas pequenas ou de baixa emissão de radiação. Não possui recursos eletrônicos para discriminação de chama.
2019 . Vorah . Todos os direitos reservados . vorah@vorah.com.br . +55 11 2387-9471